sábado, 22 de maio de 2010

PROJETO TRILHAS NATURA

O Departamento de Educação de Mongaguá fez adesão e foi contemplado em 2009 com o "Projeto Trilhas Natura". Em 2010, o município continua fazendo parte desta grandiosa iniciativa da Empresa Natura.


Desde 1995, a Natura desenvolve o Programa Crer para Ver, que tem o objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica pública do Brasil. O Programa conta com o apoio de mais de 850 mil Consultores e Consultoras Natura que vendem, sem obter lucro, os produtos da Linha Crer para Ver. O recurso arrecadado viabiliza o apoio e o desenvolvimento de vários projetos de educação básica:
Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos.


O que é o projeto TRILHAS

 É um conjunto de diferentes materiais que visa criar oportunidades para que crianças da pré-escola tenham maior acesso à literatura infantil e, consequentemente, à cultura escrita.
Os materiais foram elaborados para instrumentalizar e apoiar o trabalho dos professores que atuam com crianças de 4 a 5 anos (6 anos para as redes que ainda não optaram pelo Ensino Fundamental de 9 anos), com o objetivo de inseri-las no universo letrado e desenvolver a competência linguística, tanto oral quanto escrita.
O TRILHAS foi totalmente desenvolvido para ser de uso autônomo dos professores e diretores das pré-escolas.
 As caixas contêm materiais com fundamentação teórica, material de orientação para os diretores, livros de literatura infantil, DVDs e materiais para os professores, com orientações práticas para o desenvolvimento das atividades propostas.

Na parceria as responsabilidades das partes envolvidas são as seguintes:

 À Empresa Natura compete:
 • Contatar os municípios para convidá-los a participarem do TRILHAS;
• Solicitar aos municípios que o interesse seja formalmente comunicado ao Programa Crer para Ver/ Natura, com o envio de dados necessários;
• Confirmar a participação aos municípios que encaminharem os dados dentro do prazo;
• Distribuir os materiais, até as secretarias de educação do município;
• Levantar dados para acompanhar o impacto do projeto nos municípios.

Ao Município cabe:
• Comprovação de uso em sala pelos professores, escolas e equipe técnica da Secretaria.
• Responder aos questionários de avaliação.

Encontro Pedagógico

Na última quinta-feira (20/05/2010) o Departamento de Educação de Mongaguá recebeu a Dra. Emilia Cipriano Sanches e o Doutorando em Educação, Claudio Castro Sanches, do Instituto Aprender a Ser, para dar continuidade ao ciclo de palestras em pról da formação de nossos Profissionais da Educação.


Neste encontro, os nossos Gestores foram o Público Alvo, e o foco foi a necessidade de se oferecer um ensino de qualidade ao nosso alunado, valorizando o trabalho dos Professores e demais profissionais envolvidos no processo educacional.

 

"Construir uma educação de qualidade, dialogando com a ação (saberes, práticas, fundamentos), refletindo, para ressignificar a prática pedagógica, fundamentando-a nos direitos, na ética, na estética, nas ciências e nos estudos sobre a infância". - Essa é a filosofia que nos apresenta a Dra. Emília.


Durante o encontro, o grupo de trabalho demonstrou um grande interesse e assumiu o compromisso de realizar um trabalho cada vez melhor, rumo a uma educação de qualidade.

A Equipe de Gestores do Departamento de Educação Municipal vem se destacando pelo seu propósito de fazer do Ensino de Qualidade, uma realidade aos nossos alunos e principalmente por aproximar ESCOLA e COMUNIDADE.

domingo, 16 de maio de 2010

EDUCAÇÃO - "PROJETO OFICINAS DE RECREAÇÃO"

                                             
Aluna da EMEI Catatau durante atividades

O Departamento de Educação Municipal de Mongaguá, em parceria com a ETEC Adolpho Berezin, iniciou no dia 16 de abril de 2010, nas E.M.E.I.s Catatau e Pequeno Príncipe, o Projeto de Oficinas de Recreação.

O Projeto é realizado pelos alunos do Curso Técnico de Turismo Receptivo e Agenciamento de Viagens e visa atender mais 15 escolas até 15 de outubro de 2010.

Segundo os organizadores do projeto, Michelle Santana do Nascimento, Coordenadora do curso de Turismo da ETEC e Marco Helber Calderari, Coordenador de Educação Física do Departamento de Educação, o projeto tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento de habilidades psicomotoras, cognitivas e também para a afetividade recíproca dos alunos da Educação Infantil através da interação social proporcionados pela recreação e da repetição das brincadeiras que permitem superar as dificuldades individuais, promover a integração e a adaptação do grupo, onde o equilíbrio pode ser encontrado no dia-a-dia.

“Brincar não significa apenas recrear, é muito mais, pois é uma das formas mais complexas que a criança tem de comunicar-se consigo mesmo e com o mundo.”

Recreacionista ETEC e alunos da EMEI em atividade

VII Caminhada Metropolitana da Água

Mongaguá marcou presença na VII Semana da Água

Mongaguá esteve presente na caminhada que marcou o evento. Os alunos, Professores e Coordenadores Pedagógicos das EMEFs José Cesário, Vera Cruz, José Carlos e Baln. Regina Maria, bem como os Coordenadores de Área do Dep. Municipal de Educação de Mongaguá, estão participando do Projeto Rio do Nosso Bairro, que tem por objetivo principal, mobilizar a nossa sociedade em prol da preservação do MEIO AMBIENTE.

O projeto Rio do Nosso Bairro – Escolas Cuidando da Água:

Será executado durante o ano letivo de 2010, com recursos do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO), em parceria com a Comissão de Educação e Divulgação do Comitê de Bacia Hidrográfica da Baixada Santista (CEED/CBH-BS), do Departamento de Águas e Energia Elétrica do Estado de São Paulo (DAEE). O projeto se enquadra no Programa de Duração Continuada 8 (PDC-8) – Capacitação Técnica,
Educação Ambiental e Comunicação Social do Plano de Bacia Hidrográfica da Baixada Santista.

A proposta é realizar a I Conferência Metropolitana Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente, desenvolvendo formações de professores e coordenadores pedagógicos e um processo de mapeamentos socioambientais participativos de microbacias. O intuito é, com isso, estimular que mais escolas assumam co-responsabilidades no cuidado com a gestão sustentável dos recursos hídricos, aproximando as Redes de Ensino e escolas da região do Comitê de Bacia Hidrográfica.

PLANO DE TRABALHO
Abetura da Semana da Àgua 15 de Março - Peruíbe Educação Ambiental e saneamento Ambiental

Caminhada Metropolitana da Água 22 de Março - Peruíbe Escolas cuidando das Águas da Baixada Santista

FORMAÇÃO

Seminário 01- 10 de Abril 17 de Abril Saneamento ambiental, participação e controle social

Seminario 02- 24 de Abril 08 de Maio Educação Ambiental e Métodos Participativos

Seminario 03- 15 de Maio 22 de Maio Redes e Educomunicação Socioambiental

Conferência Metropolitana

27 de Novembro - Guarujá Escolas cuidando das Águas da Baixada Santista

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Mongaguá participa da Olimpíada Brasileira de Astronomia

Alunos do 4º ao 9º ano do Ensino Fundamental das escolas da rede municipal de Mongaguá irão participar da XIII Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), na próxima sexta-feira (14).

Mais de 5.000 estudantes de Mongaguá farão a prova, que tem duração aproximada de três horas e será aplicada em todo o país ao longo do dia.



Para preparar os jovens, os professores estão apresentando vídeos sobre o assunto, além disso, o coordenador de Ciências da Diretoria de Educação, Júlio César Delfino de Oliveira, foi às escolas municipalizadas recentemente ensinar alunos e docentes a utilizarem o portal Aprende Brasil, do Sistema Positivo de Ensino, que tem informações sobre astronomia.



É a segunda vez que a Cidade participa da OBA, a primeira foi no ano passado, quando foram conquistadas seis medalhas, sendo quatro de bronze e duas de prata. No país, de 867 mil participantes, apenas 30 mil foram premiados.

“Não estamos visando nota, mas conhecimento científico. Queremos que as crianças se interessem sobre o assunto e aprendam sem pressão”, afirmou o coordenador. “Estamos tentando incutir nos alunos uma nova experiência e visão”, continuou.
A Olimpíada é uma iniciativa da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), em conjunto com a Agência Espacial Brasileira (AEB) e com a Furnas Centrais Elétricas S/A.

Fonte: Imprensa Mongaguá

PROJETO SEMEANDO IGUALDADE


                       Alunos se preparando para o início da prova.


A prefeitura de Mongaguá vem investindo cada vez mais na qualidade de vida dos alunos da Educação Inclusiva. O Projeto Semeando Igualdade, coordenado pela professora Lúbia Sodréia Santino de Souza, coordenadora de Educação Inclusiva pelo Departamento de Educação Municipal, desenvolve atividades em diversas áreas com estes alunos, tendo por objetivo o seu desenvolvimento e a integração social.

Das atividades desenvolvidas pelo projeto não podemos deixar de mencionar as de educação física, que são ministradas pelo professor Ronaldo Rodrigues e têm colocado o município de Mongaguá em evidência por toda a baixada santista, com a participação dos alunos em diversos eventos esportivos da região. Exemplo disto é o 8º Circuito de Biathlon Atletas Solidários, que aconteceu no dia 11 de abril em Santos. De acordo com o coordenador de Educação Física do Departamento de Educação, Marco Helber Calderari, que também auxilia no projeto, os alunos estão cada vez mais motivados e se preparando para as novas etapas e competições que irão acontecer durante o ano e aproveita para parabenizar os alunos pelo empenho nas competições.


                            Aluna cruzando a linha de chegada.