sábado, 22 de maio de 2010

PROJETO TRILHAS NATURA

O Departamento de Educação de Mongaguá fez adesão e foi contemplado em 2009 com o "Projeto Trilhas Natura". Em 2010, o município continua fazendo parte desta grandiosa iniciativa da Empresa Natura.


Desde 1995, a Natura desenvolve o Programa Crer para Ver, que tem o objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica pública do Brasil. O Programa conta com o apoio de mais de 850 mil Consultores e Consultoras Natura que vendem, sem obter lucro, os produtos da Linha Crer para Ver. O recurso arrecadado viabiliza o apoio e o desenvolvimento de vários projetos de educação básica:
Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos.


O que é o projeto TRILHAS

 É um conjunto de diferentes materiais que visa criar oportunidades para que crianças da pré-escola tenham maior acesso à literatura infantil e, consequentemente, à cultura escrita.
Os materiais foram elaborados para instrumentalizar e apoiar o trabalho dos professores que atuam com crianças de 4 a 5 anos (6 anos para as redes que ainda não optaram pelo Ensino Fundamental de 9 anos), com o objetivo de inseri-las no universo letrado e desenvolver a competência linguística, tanto oral quanto escrita.
O TRILHAS foi totalmente desenvolvido para ser de uso autônomo dos professores e diretores das pré-escolas.
 As caixas contêm materiais com fundamentação teórica, material de orientação para os diretores, livros de literatura infantil, DVDs e materiais para os professores, com orientações práticas para o desenvolvimento das atividades propostas.

Na parceria as responsabilidades das partes envolvidas são as seguintes:

 À Empresa Natura compete:
 • Contatar os municípios para convidá-los a participarem do TRILHAS;
• Solicitar aos municípios que o interesse seja formalmente comunicado ao Programa Crer para Ver/ Natura, com o envio de dados necessários;
• Confirmar a participação aos municípios que encaminharem os dados dentro do prazo;
• Distribuir os materiais, até as secretarias de educação do município;
• Levantar dados para acompanhar o impacto do projeto nos municípios.

Ao Município cabe:
• Comprovação de uso em sala pelos professores, escolas e equipe técnica da Secretaria.
• Responder aos questionários de avaliação.

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